Público alvo: Alunos do 5º ano
Justificativa:
É no encontro com qualquer
forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar ou
enriquecer sua própria experiência de vida. Nesse sentido, buscamos com esse
projeto sobre os contos de assombração
ampliar o conhecimento dos alunos sobre as diferentes culturas e
igualmente estar desenvolvendo o vocabulário. Os Contos de assombração, podem
propicia aos alunos a entrada nesse mundo literário,cheio de encantos e mistérios
e deve ser utilizado como instrumento para a sensibilização da consciência,
para a expansão da capacidade e interesse de analisar o mundo. Sendo
fundamental mostrar que a literatura deve ser encarada, sempre, de modo global
e complexo.
No decorrer do projeto,
será incentivado o gosto pela leitura e imaginação através das leituras e
atividades propostas.
Objetivo Geral:
Ampliar
e enriquecer suas experiências de vida através da literatura. Despertar
cidadãos que leiam, sonhem e realizem.
- Desenvolver a criatividade;
- Despertar a imaginação;
- Motivar a curiosidade;
- Aprimorar o vocabulário;
- Reflexão através dos contos.
Metodologia:
1ª etapa
O
projeto será desenvolvido através da leitura do conto em voz alta pela
professora, após a leitura fazer uma a conversação sobre o conto, sua origem,
palavras desconhecidas e partes interessantes do conto. A professora fará
indagações aos alunos para que os mesmo identifiquem o conflito, seu inicio e solução, assim como
características próprias desses tipos de contos, como o clima de
suspense,etc.
2ª etapa
Os
alunos deverão trazer contos de assombração para contarem na sala para os
colegas, esses contos poderão ser pegos na biblioteca da escola, internet, ou
trazidos de casa.
3ª etapa
Após a
leitura e análise de vários contos de assombração, as crianças deverão produzir
um conto coletivo, onde a professora será a escriba. Esse conto será revisado
coletivamente até que se tenham as características próprias do gênero.
4ª etapa
Todas as
crianças deverão produzir seu próprio conto de assombração.
5ª etapa
Na sala
informatizada, as crianças deverão digitar os contos produzidos. Nessa etapa
serão feitas várias revisões, inicialmente pelo próprio aluno, e após pelo
colega, por último será feito uma revisão com a intervenção individual feita
pela professora.
6ª etapa
Na sala
informatizada as crianças farão a ilustração do seu conto,para isso usarão
programas de desenho no computador e internet , esse trabalho será realizado
com o auxílio da coordenadora da sala informatizada.
Material utilizado:
·
Livros de
literatura,
·
Folhas sulfites,
·
Folhas almaço,
·
Tinta para rosto
·
Computadores
Alguns contos selecionados para o desenvolvimento do
projeto:
- Maria Angula - Equador
- A sombra negra e o gaúcho valente - Argentina
- As lágrimas do Sombreirão - Guatemala
- O tesouro enterrado - Peru
- Abad Alfau e a caveira - República Dominicana
- Contos para enganar a morte ( Ricardo Azevedo).
Cronograma:
As atividades serão realizadas uma vez na semana ou
conforme a necessidade da classe.
Culminância:
Para finalizar o projeto os alunos irão apresentar
uma coreografia Thriller Michael Jackson”.
Os contos produzidos pelas crianças serão transformados
em um livro de contos de assombração que será doado para a biblioteca da
escola. Para confecção da capa do livro os alunos serão caracterizados como
personagens dos contos, onde será feito uma fotografia em frente a um cenário
montado na escola.
Avaliação:
Será avaliado no decorrer
do projeto a participação, interesse, envolvimento e dedicação da turma. A
cooperação do grupo também será avaliada. Assim como a produção final de cada
aluno servirá como avaliação.
Professora Márcia Rita da
Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário