13 de nov. de 2010

Projeto Contos de Terror 2010


 
Projeto : Contos de Assombração
Público alvo: Alunos do 5º ano

Duração: 2 bimestres
Justificativa:
É no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida. Nesse sentido, buscamos com esse projeto sobre os contos de assombração  ampliar o conhecimento dos alunos sobre as diferentes culturas e igualmente estar desenvolvendo o vocabulário. Os Contos de assombração, podem propicia aos alunos a entrada nesse  mundo literário,cheio de encantos e mistérios e deve ser utilizado como instrumento para a sensibilização da consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar o mundo. Sendo fundamental mostrar que a literatura deve ser encarada, sempre, de modo global e complexo.
No decorrer do projeto, será incentivado o gosto pela leitura e imaginação através das leituras e atividades propostas.

Objetivo Geral:

Ampliar e enriquecer suas experiências de vida através da literatura. Despertar cidadãos que leiam, sonhem e realizem.

Objetivos Específicos:
  • Desenvolver a criatividade;
  • Despertar a imaginação;
  • Motivar a curiosidade;
  • Aprimorar o vocabulário;
  • Reflexão através dos contos.
Metodologia:
1ª etapa
O projeto será desenvolvido através da leitura do conto em voz alta pela professora, após a leitura fazer uma a conversação sobre o conto, sua origem, palavras desconhecidas e partes interessantes do conto. A professora fará indagações aos alunos para que os mesmo identifiquem o  conflito, seu inicio e solução, assim como características próprias desses tipos de contos, como o clima de suspense,etc. 
2ª etapa
Os alunos deverão trazer contos de assombração para contarem na sala para os colegas, esses contos poderão ser pegos na biblioteca da escola, internet, ou trazidos de casa.
3ª etapa
Após a leitura e análise de vários contos de assombração, as crianças deverão produzir um conto coletivo, onde a professora será a escriba. Esse conto será revisado coletivamente até que se tenham as características próprias do gênero.
4ª etapa
Todas as crianças deverão produzir seu próprio conto de assombração.
5ª etapa
Na sala informatizada, as crianças deverão digitar os contos produzidos. Nessa etapa serão feitas várias revisões, inicialmente pelo próprio aluno, e após pelo colega, por último será feito uma revisão com a intervenção individual feita pela professora.
6ª etapa
Na sala informatizada as crianças farão a ilustração do seu conto,para isso usarão programas de desenho no computador e internet , esse trabalho será realizado com o auxílio da coordenadora da sala informatizada.
Material utilizado:
·        Livros de literatura,
·        Folhas sulfites,
·        Folhas almaço,
·        Tinta para rosto
·        Computadores
Alguns contos selecionados para o desenvolvimento do projeto:
  • Maria Angula - Equador
  • A sombra negra e o gaúcho valente - Argentina
  • As lágrimas do Sombreirão - Guatemala
  • O tesouro enterrado - Peru
  • Abad Alfau e a caveira - República Dominicana
  • Contos para enganar a morte ( Ricardo Azevedo).

Cronograma:
As atividades serão realizadas uma vez na semana ou conforme a necessidade da classe.
Culminância:
Para finalizar o projeto os alunos irão apresentar uma coreografia Thriller Michael Jackson”.
Os contos produzidos pelas crianças serão transformados em um livro de contos de assombração que será doado para a biblioteca da escola. Para confecção da capa do livro os alunos serão caracterizados como personagens dos contos, onde será feito uma fotografia em frente a um cenário montado na escola.

 Avaliação:

Será avaliado no decorrer do projeto a participação, interesse, envolvimento e dedicação da turma. A cooperação do grupo também será avaliada. Assim como a produção final de cada aluno servirá como avaliação.

Professora Márcia Rita da Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário