11 de nov. de 2009

PROJETO: O HÁBITO DA LEITURA

-
O Hábito da Leitura

Público Alvo: 3º Ano

Justificativa:
            Dentre os mais variados gêneros da literatura infantil, as fábulas além de serem um ótimo instrumento para trabalhar os valores morais, também é uma grande aliada para desenvolver a  leitura e escrita .
Diante nas dificuldades que os alunos apresentavam na  escrita ortográfica, estrutura textual, interpretação de texto,pontuação e leitura, vêm à necessidade de desenvolver atividades motivadoras,com o objetivo de aprimorar o conhecimento nesses conteúdos.
Percebendo que as crianças gostavam de ler e ouvir fábulas,(eram  indicadas para trabalhar pontuação) e aproveitando o gosto que as mesmas tem por trabalhar na sala informatizada, resolvemos utilizar desses recursos para atingir nosso objetivo.

Objetivos:
 Incentivar o hábito da leitura e escrita;
 Escrever considerando o gênero textual;
 Pontuar adequadamente, tornando o texto mais compreensível;
 Grafar corretamente palavras do cotidiano.
 Desenvolver a linguagem  oral e escrita.

Metodologia:
Diariamente, no início das aulas a professora  fazia a leitura de uma fábula.Os alunos fizeram rodízio das fábulas, na Hora da Biblioteca, que acontece uma vez por semana.

Na  sala informatizada  pesquisaram na internet sobre as fábulas escolhidas. Encontraram várias formas de apresentação da mesma fábula:
1 - Ouviram a história ao mesmo tempo  em que visualizavam a imagem.
2 - Leram a história ilustrada.
3 - Fizeram a leitura da história, sem a ilustração.
         

Após terem ouvido a história de várias fábulas, escolheram através de votação a fábula que gostariam de fazer uma reescrita coletiva, com o resultado da votação foi elaborado um gráfico com as mais votadas , Tendo como vencedora “ A Onça Doente”. Inicialmente a professora serviu de escriba para fazer a reescrita coletiva, em seguida cada aluno fez a sua reescrita. Dessas foi escolhido uma para fazer a estruturação de textual (com autorização do  aluno) priorizando parágrafo e pontuação,com o uso do retroprojetor.
  
Após essa reestruturação, foi escolhida uma nova fábula, onde cada um fez a reescrita na sala de aula individualmente , para em seguida fazerem a revisão na sala de informática pedagógica.  Foram distribuídos em duplas onde o parceiro auxiliava o amigo  a melhorar o seu texto em relação a: Pontuação, estruturação e ortografia.
 
No decorrer do projeto a professora combinou com os alunos que o projeto seria  finalizado com a elaboração de um livro, cujo titulo  escolhido por eles foi “Minhas Fábulas Preferidas” , onde cada aluno escreveu o resumo de sua fábula preferida com ilustração da cena que mais gostou.
            O livro original foi doado para a biblioteca e cada aluno recebeu um exemplar do mesmo. 

Conteúdo:
Língua Portuguesa:Leitura , escrita , interpretação, ortografia e produção de texto.
Artes: Criação de desenhos para ilustrar a fábula , utilizando recursos tecnológicos (sala Informatizada). 
Ensino Religioso: Valores Morais
Matemática: Gráficos

Avaliação:

 A avaliação do desenvolvimento dos alunos com o projeto se deu através  da participação dos alunos , interesse pelas atividades e por  atividades de escrita e debates orais em sala de aula, para comprovar o efetivo aprendizado das crianças foram feitas fichas de acompanhamento da leitura, onde foi possível verificar individualmente a evolução dos mesmos; reescrita inicial e final das fábulas e construção de um livro que será doado para a biblioteca da unidade escolar, assim como cada aluno terá o seu exemplar.
Diante dos processos verificados  no decorrer do projeto, observamos que houve uma grande evolução na leitura e escrita dos alunos, pois alguns ao inicio do projeto apresentavam grandes dificuldades, agora já estão mais autônomos e criativos para escrever textos e  relatar oralmente histórias lidas.

Autoavaliação:
Ao inicio do projeto   busquei através de leitura  e pesquisa na internet abranger um pouco mais meus conhecimentos a respeito do gênero estudado. Assim como buscar  atividades que pudessem ser do interesse dos alunos e que contemplasse os meus objetivos.Para isso pedi auxilio e orientação aos demais profissionais da minha unidade escolar.
Fábula original lida aos alunos e a escolhida por eles para reescrita coletiva.

Reescrita do aluno para intervenção coletiva
Texto produzido coletivamente baseado no texto do aluno.
Fiquei  satisfeita e ao mesmo tempo surpresa por ter conseguido atingir meus objetivos e proporcionado aos meus alunos momentos prazerosos de aprendizagem, além de ter ampliado meus conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário