· Conhecer a cultura da localidade, município, estado, região sul e demais regiões do país;
· Integrar os pais com a escola ;
Envolvidos no projeto:
Alunos, pais, professores, funcionários, APP, Secretaria da Educação, Secretaria Distrital.
Público Alvo:
Alunos, pais, comunidade, escolas convidadas, Secretaria da Educação , demais convidados;
Desenvolvimento do Projeto:
Desde 2003 desenvolvemos  este projeto. No primeiro ano, apresentamos os estudos sobre o nosso  município, nos anos de 2004 e 2005 a pesquisa se direcionou para o  Estado de Santa Catarina, com estudo voltado para as três principais  colonizações: portugueses, alemães e italianos. No ano de 2006  pesquisamos a Região Sul do Brasil, já em 2007  estudamos a região  Sudeste. E em 2008 foi a vez da região Centro-Oeste e no ano de 2009  pesquisamos a Região Nordeste, mas como houve a epidemia da gripe h1n1,a  programação foi cancelada, por orientação da secretaria da saúde. Porém  este ano retomamos o projeto com a região do Nordeste, dando  continuidade nas pesquisas que já estavam sendo trabalhadas em 2009.
Como procedemos?
No início do ano é  feito um sorteio para ver com que assunto fica para cada professor. Como  temos todos os professores trabalhando por 40 horas semanais, este  trabalha o mesmo assunto com as duas turmas.
Cada  professor faz uma reunião com os pais para apresentar o tema e  solicitar a participação quanto o auxilio das tarefas e pesquisas a  serem feitas pelas crianças, procura de trajes, peças, fotos...
Dentro  da região ou cultura estudada, cada professor traz como tema para  estudo: usos, costumes, atração artística, peças da região, pratos  típicos...
Este ano muitos  assuntos foram pesquisados na  internet ( sala de computação  pedagógica), com os alunos . Pesquisas também foram feitas  em revistas,  livros, agências de turismo.
Desde o início do ano já fica programada a culminância do projeto.
Este dia chegou... É hoje!
Esperamos que vocês apreciem o que trouxemos para lhes mostrar.
Boa estadia na nossa Escola !!!



 
Nenhum comentário:
Postar um comentário