12 de ago. de 2011

APRENDENDO BRINCANDO



XADREZ NA ESCOLA: possibilidades para a vida.
Professora Fernanda Heloisa de Mello

O xadrez merece destaque nas aulas de Educação Física, embora não saibamos definir-lo como ciência, arte, esporte ou jogo, o xadrez proporciona aos seus praticantes satisfação e diferentes estímulos, tais como: desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração, da elaboração de estratégias, de velocidade de raciocínio, localização no espaço e tempo, além de impulsionar a imaginação.
Segundo a psicóloga e enxadrista Lilia Maise em entrevista para o Vídeo-documentário Vida em Miniatura (2005) o xadrez é complexo, formado por um tabuleiro onde existem espaços que se pode transitar e espaços que não, uma parte mais saliente outra de pano de fundo e um conjunto de peças, cada uma com uma função. Para a psicóloga estas características estão presentes também na vida:
Apesar das peças minhas e do outro terem as mesmas funções, o peão vai sempre andar daquela forma, tanto o meu quanto o dele. O outro lida com esse lidar de uma forma diferente da minha, então é um jogo complexo”.
Com este olhar passei a direcionar algumas aulas de Educação Física para a aprendizagem e estimulação a prática do xadrez.
Atividades desenvolvidas, até então, foram:
  • A lenda de Caíssa: é uma história que conta como era o castelo da Rainha Caíssa, a disposição das torres, peões, bispos e cavalos;
  • Vídeo-documentário Vida em miniatura: o documentário relata sobre a história do xadrez no mundo, suas contribuições para o desenvolvimento humano e para a vida dos enxadristas;
  • Prática do Xadrez em duplas, com auxílio quanto ao movimento das peças;
  • Apresentação do relógio de xadrez (para jogos com tempo determinado);
  • Xadrez Humano: um aluno é líder para realizar as jogadas e os demais da equipe são as peças;
  • Xadrez Gigante: os alunos manipulam peças gigantes e elaboram as estratégias em equipe;
  • Práticas do xadrez propriamente dito.

Por meio das atividades realizadas já é possível observar o gosto dos estudantes pelo xadrez, no entanto para que sejam apreciados todos os benefícios de sua prática é necessário que esta ocorra com maior freqüência. Deste modo indico que os alunos pratiquem o jogo em momentos extraclasse, com seus familiares e amigos.















Referências citadas e indicadas
AUGUSTO, T.. A vida em miniatura: um vídeo-documentário sobre o xadrez. 2005. Disponível em: http://www.vidaemminiatura.com/

FREIRE, J. B. et al. Iniciação Esportiva. Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2005.

SILVA, M. H. H.. Análise comparativa do desenvolvimento neuropsicológico em alunos entre 7 e 14 anos, de ambos os sexos nas Atividades Físicas: Futsal e Xadrez, no Projeto Ambial da Escola Cecília Ax, em Presidente Getúlio, SC. Revista Recrearte, n.12. Disponível em: http://revistarecrearte.net/IMG/pdf/R12_2._TCC_Atividades_Fisicas_Futsal_e_Xadrez_no_Projeto_Ambial_da_Escola_Cecilia._Maria_Helena_Heusser_da_Silva.pdf

TIRADO, A. C. S. B.. Meu primeiro livro de xadrez: curso para escolares. 5 ed. Curitiba: Expoente, 2005.













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