XADREZ
NA ESCOLA: possibilidades para a vida.
Professora
Fernanda Heloisa de Mello
O
xadrez merece destaque nas aulas de Educação Física, embora não
saibamos definir-lo como ciência, arte, esporte ou jogo, o xadrez
proporciona aos seus praticantes satisfação e diferentes estímulos,
tais como: desenvolvimento da memória, da capacidade de
concentração, da elaboração de estratégias, de velocidade de
raciocínio, localização no espaço e tempo, além de impulsionar a
imaginação.
Segundo
a psicóloga e enxadrista Lilia Maise em entrevista para o
Vídeo-documentário Vida em Miniatura (2005) o xadrez é complexo,
formado por um tabuleiro onde existem espaços que se pode transitar
e espaços que não, uma parte mais saliente outra de pano de fundo e
um conjunto de peças, cada uma com uma função. Para a psicóloga
estas características estão presentes também na vida:
“Apesar das peças
minhas e do outro terem as mesmas funções, o peão vai sempre andar
daquela forma, tanto o meu quanto o dele. O outro lida com esse lidar
de uma forma diferente da minha, então é um jogo complexo”.
Com
este olhar passei a direcionar algumas aulas de Educação Física
para a aprendizagem e estimulação a prática do xadrez.
Atividades
desenvolvidas, até então, foram:
- A lenda de Caíssa: é uma história que conta como era o castelo da Rainha Caíssa, a disposição das torres, peões, bispos e cavalos;
- Vídeo-documentário Vida em miniatura: o documentário relata sobre a história do xadrez no mundo, suas contribuições para o desenvolvimento humano e para a vida dos enxadristas;
- Prática do Xadrez em duplas, com auxílio quanto ao movimento das peças;
- Apresentação do relógio de xadrez (para jogos com tempo determinado);
- Xadrez Humano: um aluno é líder para realizar as jogadas e os demais da equipe são as peças;
- Xadrez Gigante: os alunos manipulam peças gigantes e elaboram as estratégias em equipe;
- Práticas do xadrez propriamente dito.
Por
meio das atividades realizadas já é possível observar o gosto dos
estudantes pelo xadrez, no entanto para que sejam apreciados todos os
benefícios de sua prática é necessário que esta ocorra com maior
freqüência. Deste modo indico que os alunos pratiquem o jogo em
momentos extraclasse, com seus familiares e amigos.
Referências citadas e indicadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário