
Turma: 2º Período
Professora: Vera Bileski
Professora Coordenadora Sala Informatizada: Mara Silvia Saade
Partindo dos comentário dos alunos, que viram quando um pai estacionou o carro em cima da calçada e derrubou a placa de sinalização, a professora sentiu a necessidade de fazer um trabalho todo voltado para o trânsito, com o objetivo de conscientizar pais e alunos sobre a importância do trânsito.
. Conscientizar os alunos da importância da educação no trânsito.
· Conhecer melhor as leis de trânsito;
· Conhecer os principais sinais de trânsito;
. Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas;
. Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas;
· Motivar a reflexão das ações praticadas no trânsito, buscando mudanças positivas.
CONTEÚDOS:
* Trabalhar de maneira variada, explorando: conversa informal sobre regras, riscos e procedimentos de prevenção de acidentes;
* Pintura;
* Recorte e colagem;
* Confecção de cartazes individual e coletivo;
* Atividades extra classe como passeio em locais próximo a escola que possibilite a exploração e observação de placas de trânsito, faixa de segurança e lombadas.
* Construção de uma cartilha, fazendo os desenhos na sala de informática utilizando a ferramenta "Paint".
* Construção de uma maquete.
* Aula simulada: Alguns alunos irão representar os motoristas e outros pedestres e guardas de trânsito, irão utilizar as placas de sinalização colocando em prática aquilo que aprenderam em sala de aula.
DURAÇÃO: 3 semanas
MATERIAL UTILIZADO:
* Construção de uma cartilha, fazendo os desenhos na sala de informática utilizando a ferramenta "Paint".
* Construção de uma maquete.
* Aula simulada: Alguns alunos irão representar os motoristas e outros pedestres e guardas de trânsito, irão utilizar as placas de sinalização colocando em prática aquilo que aprenderam em sala de aula.
DURAÇÃO: 3 semanas
MATERIAL UTILIZADO:
- Professores, crianças, agente de trânsito;
- Papéis variados;
- Cola e tesoura;
- Lápis de cor, canetinha e tinta guache;
- Massa de modelar;
- Motorista e Pedestre: Passo a passo conquistando seu espaço
- Cartolinas
- Tintas
- Revistas
- Vídeos relacionados ao tema
- Livros
- computador
METODOLOGIA:
* Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
* Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes sinais do Trânsito através de fotos
* Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima.
* Serão realizadas atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens, produção de textos e expressões artísticas sobre o “Trânsito”.
* Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
* Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes sinais do Trânsito através de fotos
* Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima.
* Serão realizadas atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens, produção de textos e expressões artísticas sobre o “Trânsito”.
* Elaborar uma cartinha com os alunos onde a professora será a escriba. Esta será enviada para "Conurb" agradecer a lombada e a faixa de pedestre que foi feita em frente a nossa escola e pedir também a recolocação da placa em frente a escola.
* Solicitar a presença de um guarda de trânsito, pois no dia 23 de setembro iremos fazer uma passeata próximo a escola e entregaremos uma cartilha elaborada pelos alunos, alertando sobre a conscientização das regras de segurança no trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário