
Virou Manchete
No dia 09 de Maio de 2008, foi realizada a feira literária, com o objetivo de incentivar a leitura.
A abertura iniciou com a apresentação do artista Humberto Soares que apresentou “Aquarelo, o duende do lápis de cor”.
Os professores prepararam também com seus alunos, várias apresentações:
Professora Marcia Rita com a 4ª série apresentou a
peça teatral “ Os Saltimbancos”
Professora Marcia Rita com a 3ª série
apresentou a peça “Dona Riqueza e Boa Sorte” de Ricardo Azevedo
Professora Marilize com a 2ª série apresentou um
teatro de Monteiro Lobato “Reinações de Narizinho”
Professora Marilize com a 1ª série apresento
a Fábula “O Boi e a Rã”
Professora Eliani - 1° Ano apresentou
“Poesias”
Professora Eliani - 2º período – apresentou
a coreografia “Amor de Girassol”
Professora Bete e Patrícia - 1º período “ apresentou a
peça teatral “Sopa de Pedra”
Professora Mariana e Patrícia Maternal II –
Contação de história “A Casa Sonolenta”
Matéria realizada pelos alunos Dreicon, Victor e Bruno
Eu também participei !!!
Visita a aldeia Tupi - guarani
Os alunos da Educação Infantil e 1º ano da E. M. Presidente Arthur da Costa e Silva foram visitar os Índios da aldeia Tupi – Guarani, na semana que comemora-se o dia do índio.
Antes da escola fazer a visita,foi feita uma campanha para arrecadar alimentos para os índios.
As crianças levaram os alimentos até a aldeia.
Como agradecimento os índios foram à escola, ensinaram e apresentaram uma canção em língua Tupi – Guarani, sobre três deuses.
Neste dia teve venda de artefatos para pais e professores presentes.
Alunos na aldeia participando da dança do sol,da terra e do ar.
Moradores da aldeia Guarani, no Opã (casa de oração) apresentando um ritual sagrado.
Autores:Bruno e João Vitor
Deu água na boca!!!

Qual é a receita?
Pé-de-Moleque.
O que vocês acharam?
Eu achei muito gostoso e bem divertido, muito bom. (Eduardo e Clarkson)
Pé-de-Moleque
Ingredientes: 3 xícaras(Chá) de amendoim cru; 2 xícaras(Chá) de açúcar;
1 xícara(Chá) de Karo;
1 colher (Chá) de bicarbonato de sódio;
Preparo:
1-Num recipiente,misture o amendoim, o açúcar e o mel;
2-Leve ao microondas em potência alta, mexendo algumas vezes até cozinhar;
3-Acrescente o bicarbonato, mexa bem e despeje rapidamente sobre um mármore untado com margarina;
4-Deixe esfriar e quebre o doce em pedaços.
Pula Fogueira iáia iáia iáia.....
No dia 07/06/2008 aconteceu a festa Junina no Arraiá da Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva, que vem acontecendo há 08 anos. Com danças de quadrilha, coral e etc. A escola ofereceu guloseimas, brincadeiras e vários tipos de comida como: cachorro-quente, pinhão, pipoca , quentão (de suco de uva), doces e bolos (doados pelos pais), etc. Teve bingo, rifa premiada, jogo da lata, pescaria e apresentações das turmas, da Educação Infantil à 4ª série do ensino fundamental. A festa Junina estava muito boa.
Os cumpádi e cumádi se divertiram a tarde toda!!!!!
Autores: Alex e Luan.
Entrevistando os convidados
Mayara e Niljaíne, entrevistando os convidados...
1- O que você achou da festa junina?Ela estava organizada?
Boa,sim (Solange mãe da aluna da 1º série)
2- Qual apresentação que você mais gostou?
R:Da turma da 4ª Série e Apresentação do Coral.
( Alunos: Thaína e Edson da Educação Infantil, Amanda da 1°série e Laura da classe de 6 anos)
3- A festa teve uma boa arrecadação?
R:Sim,a esperada. (Diretora Denise)
4-A arrecadação deste ano foi melhor que do ano passado?
R:Em torno de 10% maior.(Diretora:Denise Kunde Arteaga.)
5- Você gostou da festa junina? De alguma apresentação?
R:Gostei muiiiiito ! Adoro festas em que se envolve familiares. Há uma aproximação muito informal entre pais, professores e alunos. Muita gente alegre, divertida . Isto faz bem pra alma. Eu sou uma diretora que gosta que os pais venham à escola, não só nas festas, mas no dia a dia. Pois assim podem ver o quanto trabalhamos e como nos dedicamos .
Das apresentações, não posso dizer da qual mais gostei, pois gostei de todas e quero mais uma vez agradecer aos professores maravilhosos que temos. Todos se envolvem de uma maneira que dá gosto de ver. (Diretora:Denise Kunde Arteaga.)
Em destaque!!!!
Como é ser diretora?É um compromisso que requer muita responsabilidade, pois lidamos com pessoas, com dinheiro público. Temos que ter respeito para com aqueles que nos cercam (pais,alunos,professores,funcionários,autoridades ).
O diretor é responsável por todo o andamento da escola, quer seja no pedagógico, no aspecto físico e no administrativo. Nada pode “ficar para depois''. Temos que buscar soluções , juntamente com a equipe. Mas é muito gratificante quando termina o dia , ou o ano letivo, e avaliamos tudo o que fizemos acontecer.
Este ano, posso contar com a parceria da auxiliar de direção, professora Josiane Kohn Vicenzi, que está aqui para dividir as tarefas e automaticamente, somar na qualidade de serviço...
O mérito do sucesso desta escola não cabe só à direção, mas a equipe maravilhosa, competente, responsável, que temos. Todos vestem a camisa em prol da educação. Ser gestora de uma escola é muito mais fácil, mais gratificante se podemos contar com uma equipe unida. Obrigada professores e funcionários pela dedicação que vocês demonstram no dia-a-dia. E obrigada APP por estarem sempre nos apoiando nas decisões e auxiliando para um ambiente educador e aconchegante.
Qual era sua função antes de exercer o cargo de diretora?
Sou professora aposentada pela rede estadual de ensino, Há 10 anos . Já Trabalhei nesta escola nos anos de 1976 até 1982 como professora de 1ª à 4ª série. Em 1998 prestei concurso público e escolhi novamente esta escola ( escola do meu coração)para lecionar Educação Física(sou formada em Educação Física e pedagogia). No ano seguinte fui indicada para ocupar o cargo de diretora, o qual exerço até hoje.
Vale dizer que meu grande carinho por esta escola não é em vão. Eu fui aluna daqui. Com 06 anos (encostada) comecei a 1ª série e saí quando concluí a 4ª série. Minha mãe na época já era merendeira. Ela trabalhou durante 35 anos nesta função e só saiu quando aposentou-se.
Hoje, grande parte dos pais dos nossos alunos foram meus alunos.
Qual é a função social da Escola?
É cumprir com excelência a missão da escola, que é ensinar a todos os alunos para que realmente aprendam, a buscar conhecimento, possibilitando a formação de cidadãos críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem. A criança desde cedo deve aprender a exercer a sua cidadania, “brigando”, pelos seus direitos e cumprindo com seus deveres. A Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva, que tem como foco o aluno, acredita que ensinando com amor, carinho e respeito, a criança aprende mais.
Nossa escola é uma escola de amor.
Thifanny e Thais
Dona Denise deixou uma mensagem para os alunos:
" Crianças, aproveitem o máximo da infância de vocês. Brinquem muito, subam em árvores, joguem bola, brinquem de casinha, de boneca, de carrinho. Esqueçam um pouco o vídeo game . A infância passa muito, mas muito rápido . Não tenham pressa em serem adultos. Mas não esqueçam das obrigações:estudar,estudar,estudar"
Autores:Débora e Jackson Klaus.
Fique por Dentro....

Em meados de 1890 já se lecionava na nova colônia. No início , os ensino era dado por algum morador, numa casa escolar que pertencia a Igreja Evangélica.
Neste período até aproximadamente 1935, somente foi possível dar ensinamentos na língua alemã, isto porque as autoridades brasileiras não tinham condições de fornecer professores e material, apesar da insistência da comunidade.
Em 1937, foi construído um prédio escolar próprio, mas particular . Seu proprietário , o Sr. Paulo Rehnold, alugou-o para a Prefeitura Municipal de Joinville, esta por sua vez, enviou professores e material didático na língua portuguesa.
O primeiro professor que lecionou foi o senhor Hans Bramigk, substituída por outros Sr. Wilhelm Koehler, Sr. James Frustick, Sr. Otto Schutzler, Sr. Gustavo Kunde
( avô de nossa diretora). Em 1948 a professora Loni Scholz teve a primazia de ser a primeira mulher a lecionar, sendo ela nascida na localidade de Rio Bonito.
Com o passar dos anos e o crescimento do lugar, os prefeitos Sr. Baltazar Buschle, resolveu dotar Rio Bonito de uma escola mais ampla e moderna, tornando-se um dos mais belos educandários do município. Foi inaugurada em 17 de julho de 1960, a nova Escola Municipal Rio Bonito, que contava inicialmente com uma sala de aula.
Em 1971 foi remodelada e com a conclusão das obras , em 11 de março de 1972, foi inaugurada.
Através do decreto nº2482, de 07/3f/72, foi dada nova denominação, sendo chamada então de Escola Reunida Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva
Mais tarde, pelo decreto nº4330 , de 03/6/1981, passou a chamar-se Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva.
No dia 08 de março de 2005, foi inaugurada a reforma e ampliação da escola, onde foram construídas mais 03 salas de aula, sanitários novos. Em 2006, em parceria com a empresa Docol e a Secretaria da Educação , reformaram a casa anexa à escola para serem atendidos alunos com idade de 03 e 04 anos. Bhryane e Jéssica
Gente que Faz!!!!
Na Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva, os alunos participam de diversos projetos como:
Coral - Acontece todas todas as quinta feira no no período matutino e vespertino atendendo os alunos da Educação Infantil até a quarta série, sob regência da professora Raquel Fernandes.
Danças Folclóricas - Acontecem todas as segundas feiras no horário das16:30 às 17:30 e participam os alunos da classe de 6anos do 1º ano à 4ª serie, sob regência da professora Gislene T. Martins.
Roda da Leitura - Acontece todas a 6ª feiras, na primeira aula, os professores levam os alunos para fazerem a roda da leitura ao som de música clássica. São oferecido aos alunos vários gêneros de leitura. (jornais, revistas ,literatura infantil, etc).
Teatro – Os ensaios acontecem todas as segundas e quinta – feiras no horário das 14: 45 às 16:15hs, sendo que na sexta feira é o dia da apresentação.

Essa atividade vem sendo realizada pelos alunos da 4ª série sob a regência da professora Mara. Os ensaios acontecem em sistema de rodízio, para contemplar todos os alunos da 4ª série que querem e gostam de participar dessa atividade. Jackson Carlos e Rhuan

Além disso, as histórias estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas, importantes para a formação do pensamento.
Atualmente momentos de contar e ouvir histórias foram banidos do contexto familiar e social. Por isso os alunos da 4ª série da Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva vem desenvolvendo este projeto, “Contação de histórias” e formando alunos contadores ,resgatando esta cultura, estimulando o imaginário das crianças e principalmente , estimulando-os a gostar de ler.
Acreditamos que o trabalho desenvolvido pelos alunos contribui significativa mente para a aprendizagem dos mesmos.
No decorrer deste projeto foi possível perceber como eles se envolveram,participaram, criaram, interagiram e sobretudo, leram bastante.
Prof. Mara/ Coordenadora Sala Informatizada
Mens sana in corpore sano...
Abra suas asas....soltem suas feras......Em total relax, professores e mães de alunos liberam todas as suas energias para começar bem a semana...
A Dança circular acontece todas as segundas e quartas feiras no horário das 16:30 às 17:30.
Participe você também, nesse momento que trará bons fluídos para o seu corpo e sua mente.
Gustavo e Adrielli
Que a nossa escola ficou entre as melhores de Joinville, na classificação que avalia a média do desempenho escolar calculada pelo MEC,(Ideb).
Que Escola Municipal Emílio Paulo Harth, tirou em 1º lugar no desempenho que avalia a média escolar calculada pelo MEC,(Ideb), sendo considerada a melhor média de Joinville, PARABÉNS!!!
Que o funcionário que está há mais tempo na Escola Presidente Arthur da Costa e Silva é a nossa Diretora, Denise Kunde Arteaga.
E que em Agosto de 2005 comemoramos o aniversário da escola com uma grande gincana que envolveu toda a comunidade???
Uma das tarefas da gincana:
Trazer os ex atletas de ginástica da Sociedade Ginástica Rio Bonito
Outra tarefa: Trazer os ex-professores da escola.
Mais uma tarefa: Trazer o maior número de ex-alunos da escola.
Professora Loni Scholz , com ex-aluno, Alídio Pohl (in memorian), convidados presentes na gincana.

Vejam só, o que essa galerinha já realizou:
Livro de Histórias em quadrinho – Contos de Grimm – 4ª série da professora Márcia
Folders Sobre a vida e Obras de Ricardo de Azevedo – 3ª série professora Márcia
Livro de Receitas – Classe de 06 anos 1º Ano – professora Eliani
Em Breve:
Bichionário – 1ª série da professora Marilize
Livro de Lendas Folclóricas – 2ª série professora Marilize.
Almanaque da Região de Mato Grosso do Sul – 3ª série professora Márcia
Aguardem mais informações sobre esses projetos...
Letícia e Keyla
Vai acontecer...
No dia 12 de julho a escola promoverá o
1º Encontro “Família na Escola”,
com atividades surpresa para a família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário