O Jornal Planeta Arthur ajudando
a divulgar a Cultura Popular Brasileira
O Brasil tanto por sua formação histórica e social por sua extensão possui riquezas e diversidades incomparáveis no campo cultural, especialmente no que se refere à sua cultura popular - aquela produzida espontaneamente por seu habitantes. As diferentes maneiras de expressão de um povo na forma de criar, dançar, pintar, entre outras, além de elucidar o próprio significado do Folclore.Manifestações culturais são revividas com o projeto folclore.
As festas folclóricas da Escola Municipal Arthur da Costa e Silva tem como objetivo resgatar e conhecer a cultura dos estados brasileiros, esta festa vem acontecendo há 6 anos, este é o 6º ano.
A festa oferece aos visitantes comidas típicas dos estados estudados, apresenta artesanatos, informações históricas e culturais e pontos turísticos.
Esse evento traz um grande público da comunidade Rio Bonito e de outros bairros.
As três primeiras festas foram sobre as etnias que colonizaram Santa Catarina: Os Italianos, Alemães e Portugueses.
No 4º ano fizemos a cultura da região Sul: Rio gande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
No ano passado estudamos a região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Neste Ano estudamos a região Centro-Oeste, cada turma estudou a cultura e os costumes de um Estado, são eles: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Brasília (Distrito Federal). Autores: Alex, Luan, Débora, Jackson, Milena.
Aconteceu a Grande Festa!!!
Na 6ª feira dia 29 de Agosto de 2008, aconteceu a VI Mostra das Tradições na Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva.
Nesta festa participaram alunos, pais, professores, comunidades, assim como visitantes de outras regiões de Joinville.
Por sorteio, cada turma ficou encarregada de pesquisar sobre um Estado da Região Centro-Oeste, sendo assim a classe de 3 e 4 anos ficou com Distrito Federal , a turma do 2º período e a classe de 6 anos ficaram responsáveis pelo estado de Mato Grosso, a 1ª e 2ª série pesquisaram sobre Goías e a 3ª e 4ª séries ficaram encarregadas de pesquisarem sobre o estado de Mato Grosso do Sul.
Durante o evento aconteceram apresentações típicas da Região Centro-Oeste: Dança da Cavalhada, Dança Catira, Ciranda, Rock.
Como em todos os anos, houve exposição de artesanato, artefatos da região, cartazes informativos e maquetes.
As comidas típicas feitas pelas mães e professoras, para degustação estavam deliciosas e muito diferentes do que comemos aqui: Galhinhada com pequi e gueroba, empadão goiano, arroz com pequi, chipa, pacu assado, Maria Izabel, curau, escondidinho, bolo de milho, pudim de banana da terra. Todos saborearam gratuitamente e à vontade todos os pratos oferecidos.Mais uma vez nossas expectativas foram superadas. Todos adoraram.

Ingredientes:
2xic.de chá polvilho azedo de mandioca
1 xic. de chá de sal
1colher de sopa de fermento em pó
4 colheres sopa de manteiga
3 a 4 ovos.
PREPARO:Coloque o polvilho numa vasilha, adicione manteiga, sal, fermento, ovos, e misture com as mãos. Quando a massa ficar macia, adicione o queijo e misture bem. Faça pequenas bolinhas com a massa e ponha numa forma.Coloque para assar até ficarem douradas.
Artesanatos
Cerâmicas pintadas.
Trabalho dos alunos confeccionados com catuto.
Pratos típicos da Região Centro-Oeste
Exposição de Trabalhos
Apresentação Danças Típicas
Atividades elaboradas pelos alunos da 4ª série
Dizer que Agosto é o mês do degosto é uma superstição, bater na madeira quando alguém fala alguma coisa que a gente não quer que se realize também é superstição. As superstições são parte do folclore de um povo. Assim como as lendas, músicas de roda e até mesmo as brincadeiras.Aliás 22 de Agosto é o dia do Folclore
O Que é Folclore: Podemos definir com um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitoas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O Folclore pode ser dividido em lendas e mitos, muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatros cantos do país.
Autores: Dreicon, Victor e Bruno
Como vovó já dizia: A sabedoria popular das lendas...Lenda é uma narrativa popular que é transmitida, principalmente de forma oral, de geração para geração. A lendas não podem ser comprovadas cientificamente, pois são frutos da imaginação das pessoas que criam.O universo imagináriopopular possui, muitas lendas no folclore brasileiro, exemplos:
*Saci Pererê *Caipora *Cuca *Alamoçi *Negro da Água *Mapinguari
A lenda do Saci: Data do fim do século XVIII, durante a escravidão ad amas-secas e os caboclos velhos assustavam as crianças com os relatos das travessuras dele. Seu nome no Brasil é de origem Tupi Guarani, em muitas regiões do Brasil, o saci é considerado um ser brincalhão, enquanto que em outros lugares ele é visto como um ser malígno. É uma criança, um negrinho de uma perna só, que fuma cachimbo e usa uma carapuça vermelha na cabeça, que lhe dá poderes mágicos, como desaparecer e aparecer onde quiser. Existem 3 tipos de sacis: O Pererê, que é pretinho, o Trique, moreno e brincalhão e o Sacurá, que tem olhos vermelhos, ele também se transforma numa ave chamada Mati-taperê, ou Sem fim, ou Peitica como é conhecido no Nordeste, cujo canto melancólico ecoa em todas as direções, não permitindo sua localização. A superstição popular faz dessa ave uma espécie de demônio, que pratica malefícios pelas estradas, enganando os viajantes, com timbres dispersos do seu canto e fazendo com que os mesmos percam seus rumos.
Autores: Letícia e Keila
O que são personagens do folclore?O Folclore brasileiro é rico em personagens, que estão entre lendas e mitos, entre eles estão:


Bicho Papão: Dizem que o bicho papão é um monstro que persegue as crianças travessas. Tem gente que diz, se tratar de uma espécie de cabra, metade cabra metade monstro, outros dizem que há vários tipos.

Negrinho do Pastoreio: É uma lenda popular principalmente no sul do Brasil. Nos tempos da escravidão no Brasil, havia um fazendeiro malvado que tinha em sua fazenda escravos negros de várias idades, inclusive crianças.




Ana, Sabrina, Bruno Alfredo
Você sabia?...
Os participantes da gincana tiveram que cumprir tarefas, que foram as seguintes:
*Trazer a história da escola por escrito e uma pessoa para contá-la.
* Trazer os alunos mais antigos.
* Professores que lecionaram na escola;
Prof.ª Loni Schoulz, com ex-aluno, Alídio Pohl(in memorian)
* Trazer o morador mais antigo e que conte a história da evolução do bairro;
* Trazer vereadores ou ex-vereadores que contribuiram com a comunidade;
* Trazer pessoas que participaram do grupo de ginática da Sociedade Ginática Rio Bonito;

* Trazer 5 panos de copa pintados a mão.Nossos atletas em posição tradicional para foto. |
* Doar para a escola 10 livros de literatura infantil;
Essa gincana é lembrada até hoje por todos que participaram.
Para homenagear o Septuagésimo aniversário da escola,
os alunos da 4ª série escreveram uma poesia para a escola.
ANIVERSÁRIO DA ESCOLA
Minha escola já completou 70 anos,
mas não é velhinha,
é bonita cheia de cores e de alegria.
mas não é velhinha,
é bonita cheia de cores e de alegria.
Desejo que a minha escola
seja sempre como é...
Linda, colorida, cheia de vida.
Sei que feliz deve estar,
Sei que feliz deve estar,
com tanta criança para educar.
Ensinando-me a ler e escrever;
Sei que com você,
muito ainda vou aprender.
Obrigado por tudo o que já fez para mim!
Parabéns!!!
Aconteceu!!!!
O Iº Encntro da Família na Escola
Foi muito prazeroso ver todos envolvidos nas atividades programadas. Foi feita uma gincana e teve como tarefas:
* Trazer alimentos, roupas e cobertores;
* Compor uma paródia sobre a família;
* Trazer 2 casais trocados;
* Grito de guerra;
* Trazer um objeto antigo com sua história;
* Trazer uma coleção e construir um brinquedo com sucata;
* Improvisar 3 trajes com jornal e desfilar.
Depois da gincana foi oferecido cahorro quente à vontade com suco para todos os participantes.
Ano que vem tem mais!....
"O Jornal Planeta Arthur", foi planejado e elaborado pelos alunos da4ª série com a ajuda da professora Marcia e com a professora Mara Saade da Sala Informatizada, que vem realizando vários projetos de formação continuada em conjunto com as professoras e alunos de outras séries.
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