30 de out. de 2009

O MUNDO COLORIDO DOS PINGOS

Este projeto vem nos falar de sete pingos nascidos de uma gota de tinta. Suas cores foram tiradas do arco-íris e deram a cada um deles um jeito todo especial de ser.






PROFESSORA: ELISABETE KOHN

TURMA: 1º Período

TÍTULO: O MUNDO COLORIDO DOS PINGOS

ÁREAS DE CONHECIMENTO:

Linguagem oral e Escrita, Conhecimento Lógico-Matemático, Artes, Movimento e Natureza e Sociedade.


OBJETIVO GERAL:

Desenvolver através das histórias dos Pingos o respeito pela individualidade de cada criança, percebendo que as cores fazem parte de seu mundo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Estimular o gosto pela leitura

  • Ampliar o vocabulário por meio de músicas, histórias e descrição de gravuras.

  • Incentivar a expressão oral e o pensamento criativo.

  • Desenvolver a coordenação motora ampla e fina.

  • Desenvolver o respeito pelo jeito de ser de cada um.

  • Estimular o amor ao próximo
    Pro
    duzir trabalhos artísticos, utilizando diversos recursos como: pintura, modelagem e recorte/colagem.

  • Apreciar e reproduzir obras de arte.

  • Perceber a importância de uma boa alimentação.

  • Explorar as cores primárias.

  • Observar e constatar que algumas cores de tintas misturadas, formam outras cores.

  • Conscientizar e valorizar o meio ambiente.

  • Enfatizar a importância de uma vida saudável: alimentação, higiene e descanso.

PINGO DE MAR


PINGO DE OURO

PINGO DE FOGO

PINGO SOL
PINGO DE LUA


JUSTIFICATIVA

A criança desde que nasce já está inserida em um universo com uma grande diversidade de cores, despertando nela grande atração e curiosidade.

Desde muito cedo a criança demonstra preferências e grande fascínio pelas cores, sendo envolvida e seduzida por elas, pois elas fazem parte de seu contexto, de seu cotidiano, como: brinquedos, roupas, objetos, enfim, tudo que a rodeia, um mundo multicolorido.

Observando esta atração pelas cores, optamos em promover e ampliar o conhecimento da criança em relação a elas, já que fazem parte do universo infantil. E para uma melhor aprendizagem, decidimos trabalhar com os PINGOS (Mary e Eliardo França), pois além de enfatizarem as cores, retratam suas especificidades, isto é, suas características, o jeito de ser de cada um, favorecendo a criança uma identificação em relação a ela e os personagens.

Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da Educação Infantil e de seus profissionais. Embora os conhecimentos derivados da psicologia, antropologia, sociologia, medicina etc, possam ser de grande valia para desvelar o universo infantil apontando algumas características comuns de ser das crianças, elas permanecem únicas em suas individualidades e diferenças (REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, vol 1).

Assim como os pingos, as crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio.

A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico, ou seja, a criança tem na família um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais (RCNEI).

O desenvolvimento da capacidade de se relacionar depende, entre outras coisas, de oportunidades de interação com crianças da mesma idade ou de idades diferentes em situações diversas. É através dessas interações que a criança constrói conhecimentos acerca de si e do mundo, e aprende a respeitar as diferenças de cada um, expondo seus desejos e anseios.

Considerando o valor da literatura infantil nos dias atuais, percebemos que, além das informações que podem ser obtidas através dos livros, é de extrema importância o que a criança possa imaginar, sentir e captar por intermédio dessas histórias. É a sua identificação com elas.

Este projeto vem nos falar de sete pingos nascidos de uma gota de tinta. Suas cores foram tiradas do arco-íris e deram a cada um deles um jeito todo especial de ser. Através deste projeto, pretendemos atingir o universo sensível da criança, por meio de uma linguagem simbólica, expandindo seus horizontes, enriquecendo-a com novas experiências e despertando nela uma curiosidade maior sobre a vida, as pessoas e o mundo que a cerca.


Um comentário:

  1. Bom dia!
    Tenho uma filha de 5 anos e o tema pedagogico este ano é o mundo colorido dos pingos e o trabalho que a professoa Jane está fasendo está sendo muito importante para as crianças encima deste tema elas tiverão um desenvolvimento muito bom.
    Mais como toda criança acaba vivendo em um mundo de fantasias.
    Nós mães destes pimpolinhos queremos sempre agradar de alguma forma.
    Existe em algum lugar fantasios dos pingos?
    Gostaria de saber se tem musicas,historias em video etc.
    Atenciosamente,

    Danyelle Lessa
    dany.lessa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir