1 de ago. de 2011

O Nascimento dos Perus

Projeto: O nascimento dos perus

Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva

Professora: Sara Regina da Silveira Nielson

Público alvo: 1ºperíodo

Tempo de duração: 1 mês

            Apresentação
          Este projeto visa estabelecer relação com os interesses dos alunos, partindo das curiosidades das crianças sobre a vida dos perus, principalmente no nascimento dos "peruzinhos".
          A princípio será trabalhados as principais características desta ave que faz parte do nosso convívio na escola, e acompanharemos o período de encubação dos ovos da perua.
          A partir deste trabalho que abordaremos os conteúdos a serem estudados, dentro da necessidade e criatividade de cada criança em sala.
           Objetivo Geral: Acompanhar o período de choco e o nascimento dos perus
            Objetivos específicos:
      1.    Explorar o cotidiano e os hábitos, como alimentação, características, socialização, origem e história dos perus.
  1. Despertar a consciência ambiental, preservação e valorização dos animais.
  2. Compreender o processo de encubação, nascimento e crescimento desta ave.
  3. Socializar a turma por meio deste acompanhamento e do desenvolvimento das atividades propostas.
            Justificativa:
            A escola em que trabalhamos possui vários animais, alguns deles são os peixes, patos e perus. Os alunos fazem visitas e participam da vida destes animais.
            Em um belo dia a perua começou a colocar seus ovos e os alunos durante uma de suas visitas demonstraram muito interesse sobre o acontecido, faziam várias perguntas sobre o nascimento dos perus e algumas crianças comparavam a perua com a galinha.
            Em sala, ao conversar com os alunos sobre o assunto, percebi o interesse das crianças em saber mais sobre a vida desta ave, as crianças não compreendem o processo de transformação do ovo em uma ave, e demonstram várias dúvidas e curiosidades, as quais trabalharemos durante este mês.
            É de suma importância trabalhar com projetos que contemplem o cotidiano e o interesse das crianças. Segundo Rinaldi (1999) “O projeto pode iniciar através de uma sugestão de um adulto, da ideia de uma criança ou a partir de um evento. Contudo, cada projeto está baseado na atenção dos educadores aquilo que as crianças dizem e fazem, bem como no que elas dizem e não fazem. Os adultos devem dar tempo suficiente para o desenvolvimento dos pensamentos e das ações das crianças”.
            Por percebemos o entusiasmo das crianças, resolvemos trabalhar este tema durante as próximas semanas.
            Metodologia
            Promover rodas de conversa sobre o conhecimento prévio do assunto, história e origem da ave. Visitas ao ninho e cercado dos perus, para observação das aves e dos ovos, sempre registrando estes momentos com fotos e filmagens.
            Faremos pesquisa com os pais e montaremos um mural com fotos, recortes e curiosidades trazidos de casa.
            Construção de um calendário para acompanhar o período de choco, que varia de 26 a 28 dias.
Conteúdos relacionados ao tema:
Linguagem oral e escrita
Rodas de conversa.
Observação e manuseio de livros e revistas relacionadas ao tema.
Classificação de cartazes.
Pesquisa com os familiares.
Letras de músicas relacionadas às aves.
Situações do cotidiano que envolvam leitura e escrita
Escrita espontânea
Reescrita coletiva
Artes
Desenhos livres e dirigidos.
Recortes.
Colagens.
Cores.
Natureza e sociedade
Processo de incubação, nascimento e crescimento das aves (peru).
Hábitos da vida animal.
Alimentação
Origem
Curiosidades sobre os perus.
Proteção da fauna.
Animais domésticos.
Matemática
Calendário para acompanhamento do processo de incubação dos ovos da perua.
Quantidades.
Relação de tempo.
Numerais de 0 a 30.
Peso.
Tamanho.
Altura e comprimento.
Música e movimento
Músicas e paródias sobre as aves.
Imitação de sons e gestos dos perus.
Recursos didáticos:
1. Vídeos de nascimento de aves (pintinhos, patinhos, perus...)
2. Desenhos para completar, colorir.
3. Murais com fotos e curiosidades.
4. Pesquisa com os pais.
5. Calendário de acompanhamento do período de encubação.
6. Visitas ao cercado dos perus.
7. Músicas
8. Recortes de revistas e livros.
9. Pinturas, colagens e desenhos livres.
Avaliação
      Durante este projeto serão avaliados alguns pontos, são eles:
      1. Observação do comportamento dos alunos, hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
    2.Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer, produzidos espontaneamente pelos alunos;
Desenvolvimento
      Iniciamos com as visitas ao cercado dos perus, onde os alunos se encantaram com a perua chocando seus ovos. Também chamou a atenção os outros animais que estavam no cercado, os alunos adoraram o Galo Galize de pena arrepiada, fizeram várias perguntas sobre o porque das penas arrepiadas e perguntaram se ele era filhote, por ser pequeno! Algumas crianças fizeram a relação do Galize com as galinhas que tem em casa.
                           Fotos da primeira visita ao cercado dos perus
Estes são os ovos que a dona Perua botou. 
Vamos ver quantos ovos ela irá botar  para chocar? 
No final,a perua botou 17ovos.Ela começou a chocá-los no dia 30 de julho.
Quando será que nascerão os peruzinhos?
                                                Foto do galo galize
         Em sala conversamos sobre o nascimento dos perus, os alunos ficaram impressionados quando falei que eles ajudariam os peruzinhos a sairem do ovo, agoro todos os dias eles perguntam se já está na hora dos peruzinhos nascerem.
       Para ajudar no acompanhamento da encubação nos construimos um calendário, onde acompanhamos diariamente o periodo de encubação.
                                                Fotos do calendário
        Estamos pesquisando sobre os perus na sala de informática, procuramos várias fotos e vimos alguns vídeos.
                                             Fotos sala de informática
           Na biblioteca assistimos um video que mostra o nascimento de patinhos, e comparamos com o nascimento dos peruzinhos, os alunos ficaram impressionados com as imagens, e fizeram perguntas como: Os perus nascem assim tambem?
        Após uma semana de choco descobrimos que a perua é uma super mamãe, ela não deixa seu ninho nem para se alimentar. Mas infelizmente decobrimos isto apenas agora, pois ela está fraquinha e necessitando de cuidados especiais. Todos os dias ela recebe comida no bico, mas em seguida logo volta para o ninho e continua chocando!
                                    Fotos da perua recebendo comida
                                  A turma observando a perua comer...
     Fotos visita ao cercado dos perus, para observarmos a perua chocando.
         Durante a roda de conversa sempre estamos falando da perua e de seus ovinhos, as crianças demonstram muita preocupação com o estado de saúde da perua.

Roda de conversa

        Durante a visita ao cercado dos perus, encontramos dois ovos de mini patos, as crianças ficaram muito curiosas com o achado e perguntaram de qual ave eram aqueles ovos. 
        Fala do Matheus H. - Professora, tem peruzinho ai dentro tambem?
                                                   Foto dos patos


                                      Foto dos mini patos
                                 Fotos dos ovos dos patinhos.
         Estamos realizando uma pesquisa com os pais, para que eles tambem participem do nosso projeto, e pedimos algumas fotos ou imagens para construirmos nosso mural das curiosidades. Na foto o Matheus Soares está mostrando o desenho que fez em casa com a ajuda da família.
                                                      Fotos do mural
               A turma está acompanhando o calendário e estão muito ansiosos para o nascimento dos peruzinhos.
         A Perua recebe cuidados especiais todos os dias, comida e água no bico, e a turma registra tudo.
          Quando a perua esta recebendo comida, o peru é colocado para fora do cercado, pois ele fica muito bravo quando alguém entra no seu território.
         A turma escolheu por votação os nomes do peru e da perua, o nome dele é João, e dela é Josefa. Logo, logo vamos escolher os nomes dos peruzinhos.
         Colorimos um desenho do peru com suas cores principais, em seguida levamos os desenhos para comparar com o nosso peru.
       Agora foi a vez de construirmos um desenho dos perus e seus ovinhos, o dia estava lindo então resolvemos fazer isto no quiosque, cada criança pode expressar o que sabe e o que viu nas visitas ao cercado dos perus.
                                           Fotos do quiosque e desenhos
     Passeamos na ilha para observar de outro local os perus, durante o passeio escutamos a história "Leo e Albertina, história está que tem um personagem peru. 


       Construimos com  argila os ovos da perus e fizemos um ninho com serragem e caixas de papelão, este ninho ficará em nossa sala até o nascimento dos peruzinhos.


     
        Foi muito divertido trabalharmos com argila!!!


 
No dia 24 nasceram 16 peruzinhos, só está faltando um...
       E no dia 25 nasceu o último peruzinho.
      As crianças estavam muito curiosas para verem os peruzinhos, e ficaram muito felizes com o nascimento de todos.
        Agora os peruzinhos vão ficar em um viveiro na escola até ficarem mais fortes, pois são muito sensíveias quando pequenos e necessitam de cuidados especiais, como: luz para aquecimento e cuidados contra predadores.
        A turma continuara observando o crecimento dos perus.
        Assim que a professora Bete voltou da licença, os alunos estavam euforicos para contar a novidade e mostrar os peruzinhos.








       Frequentemente as crianças vão visitar os perus.
       Muitos já os apresentaram aos seus pais.

   

        
       As crianças chamaram a diretora e contaram para ela tudo o que descobriram sobre a vida do perú: 
        * Que os perus se alimentam de grãos, frutas e insetos;
        * Que ele vive cerca de 13 à 16 anos;
        * Medem de 1,17 m. E chega a pesar até 15 kg;
        * Que a pele sobre o bico é chamada de carúnculas;
        * Quando ele está irritado o papo muda de cor, ficando  avermelhada e quando ele está calmo a cor do papo é  branca e acinzentada;.
        * Toda vez que escuta o assovio ele se arma todo e emite um som chamado gorgolejo.
        * Outra característica do peru em relação a perua é quando ela está chocando ele não permite que nimguém se aproxime da mesma.
        *  Quanto a fêmea: - Elas botam de 15 à 25 ovos e o seu período de incubação é de 26 à 28 dias.
E no período em que ela está chocando, ela não abandona o ninho nem para comer, ela tem que ser tratada na boca, em alguns casos chegam a morrer.
                                          





         A dona Denise achou muito bacana tudo o que falaram e sugeriu que convidassem os pais e os amiguinhos para repassarem a eles tudo o que aprenderam.
         . . . E foi o que aconteceu  
Logo....logo....mais novidades..








        

Um comentário:

  1. Parabéns , o Projeto incentivou as crianças a aprenderem várias conteúdos do currículos.

    ResponderExcluir